Geraldo Vandré conta, pela primeira vez, que ficou escondido na casa de Aracy Guimarães Rosa
Em entrevista ao programa Dossiê GloboNews, do jornalista Geneton Moraes Neto, o cantor e compositor contou pela primeira vez que ficou escondido na casa de Aracy Guimarães Rosa no início de 1969, depois do AI-5, quando era procurado pelos militares. O programa foi ao ar em setembro de 2010.
Parte desta história foi contada aqui mesmo neste blog, mas é a primeira vez que Vandré admite publicamente o fato. (Veja o post para saber mais sobre a história de Aracy e do seu apartamento no Arpoador, no Rio, onde Vandré ficou escondido durante um mês: http://caiotulio.blogspot.com/2008_06_01_archive.html)
Trecho da entrevista:
É verdade que você ficou escondido na casa da família Guimarães Rosa antes de ir para o exílio ?
Vandré: “Eu saí de circulação. Depois que o tempo foi passando, as coisas vão ficando claras: as Forças Armadas propriamente ditas não tinham nada contra mim. Não tomaram nenhuma iniciativa contra mim. Quando fecharam o Congresso Nacional, no dia 13 de dezembro de 1968, eu estava indo para Brasília para fazer um espetáculo.Evidentemente, suspendemos o espetáculo. Vim de carro – guiando – até São Paulo. Eu estava à mão das Forças Armadas….Nunca deixei de estar. Mas claro que algo poderia acontecer: ao andar à toa pela rua, eu poderia de repente encontrar um “guardinha de trânsito” que quisesse fazer média. Há sempre alguém que quer tirar proveito de situações assim. Para evitar, saí de circulação. Durante um tempo, estive na casa de Dona Aracy (viúva de Guimarães Rosa – que tinha morrido meses antes). Fiquei lá porque, quando vinha para o Rio, como não tinha casa aqui, sempre ficava na casa de amigos e de pessoas conhecidas”.
A íntegra da entrevista está em:
http://tinyurl.com/379bnhr
Veja fotos inéditas do apartamento do casal Guimarães Rosa:
http://tinyurl.com/2e63a75